USO DA METODOLOGIA ATIVA POGIL NO ENSINO DE SOLUÇÕES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA ENGENHARIA

Autores

  • Paulo Roberto Viana de Vasconcelos
  • Antônio Reinaldo de Lima Uchôa
  • Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro

Resumo

O ensino de Química para Engenharia tem se mostrado um obstáculo para a maioria dos discentes desta área, tendo um alto nível de reprovação. Dessa forma, o uso de metodologias ativas de ensino (POGIL - Process Oricutd Guided Inguiry Learnig, por exemplo) se apresenta como forma de ensino, visando uma aprendizagem significativa associada à formação de cidadão participativo e colaborativo, bem como contribui para diminuição dos índices de reprovação desta disciplina nos cursos de Engenharia da UFC. A aplicação do método ocorreu em sala de aula, em períodos de 12 a 14h, com o tema “Soluções e Molaridade”. Fizeram parte desta aplicação, 44 alunos da cadeira de Química Geral do curso de Engenharia. A atividade aplicada foi adaptada do Livro General, Organic, and Biological (Chemistry – A Guided Inquiry – Michael P. Garoute). Na aplicação do método POGIL, os alunos foram divididos em grupos de 3 a 4 componentes, atribuindo tarefas especificas a cada um (coordenador, apresentador e secretário). Após o termino das atividades, foi aplicado um questionário de nove perguntas de múltipla escolha para verificar a aceitação do método POGIL, na visão dos alunos, e sua eficácia. Com a aplicação da metodologia POGIL em sala de aula, observou-se uma boa aceitação e assimilação dos assuntos abordados, embora fossem nítidas algumas dificuldades conceituais. A grande maioria dos alunos concorda que o método aplicado ajudou na compreensão do assunto estudado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica