USO DO BLOG DA TECNODOCÊNCIA COMO VITRINE TECNOLÓGICA NO AUXÍLIO AO DOCENTE EM SALA DE AULA

Autores

  • Ivo Fernandes Tavares
  • Lucas Souza Marques
  • Máyra Candéa Dutra
  • Luciana de Lima

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o blog da Tecnodocência, uma das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), como uma ferramenta integrada ao processo de ensino-aprendizagem. Diante do avanço de ferramentas tecnológicas, os blogs, antes utilizados pelos jovens apenas como um diário virtual, na virada do século ganharam outra máscara: tornaram-se ambientes de construção mútua de conhecimento, mostrando um crescimento considerável. O blog hospedado no endereço rcproducaointelectual.blogspot.com foi criado em 2013, pelo Grupo de Pesquisa Tecnodocência do Instituto UFC Virtual, e atualmente dispõe de 116 publicações que trazem conteúdos educativos, tais como softwares e aplicativos voltados para o ensino em nível fundamental, médio e superior. Entretanto, mesmo com excelentes recursos, a maioria está concentrada nas áreas de exatas, linguagens e biológicas, enquanto poucos, ainda que existentes, são voltados para a área de humanas. O blog da Tecnodocência funciona como vitrine com novidades tecnológicas, que oferece aos docentes ideias de como trabalhar conteúdos específicos em sala de aula, ao se apoiar em tecnologias digitais, e garantir um aprendizado interativo e motivador. Além disso, ao oferecer sugestões de recursos educacionais, motiva o docente a inovar suas aulas e construir uma maneira diferente de ensino da tradicional, uma vez que muitos só adotam esse tipo de método por não terem artifícios suficientes ou por não conhecerem as TDICs. Pretende-se dar continuidade ao estudo com a inserção de conteúdos educacionais da área de humanas no blog, bem como aplicação de pesquisas do uso de softwares e aplicativos por alunos e professores em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica