USO DO WORDPRESS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SITES EDUCACIONAIS INTERATIVOS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar o uso do programa WordPress para o desenvolvimento de sites educacionais. Diante do avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), é importante que os docentes utilizem as ferramentas digitais contemporâneas nas escolas a fim de dinamizar e expandir a educação possibilitando a construção de conhecimentos e inovação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com estudo de um artigo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A tese “FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS MEDIADOS POR COMPUTADOR”, publicada em 2001, descreve as diferentes formas que ambientes digitais, como sites e chats, podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, além da importância da interatividade e do relacionamento cooperativo entre os alunos. A partir da análise desse texto, é possível inferir que há a necessidade do desenvolvimento de sites mais interativos e lúdicos. Utilizar-se do software WordPress pode se tornar uma maneira rápida e fácil de desenvolvimento, utilizando-se uma configuração computacional mínima. Professores sem um conhecimento prévio de programação, apenas com compreensão de informática básica, podem utilizá-lo com resultados relevantes. Essa facilidade torna possível a criação de sites com diversos recursos, como chats e fóruns de discussão, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e cooperativo. Mesmo diante dessa característica, ferramentas como esta ainda são pouco utilizadas na área da educação, principalmente por desconhecimento de sua existência, com potencial para facilitar a produção tecnológica aliada ao desenvolvimento metodológico proposto pelo professor. Existe uma preferência pelos métodos “clássicos” de ensino, onde alunos apenas absorvem várias informações a eles repassadas. Pretende-se dar continuidade ao estudo com pesquisas aplicadas do uso do WordPress na formação de professores.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.