UTILIZAÇÃO DA GAIOLA – UNIDADE UNIVERSAL DE EXERCÍCIOS (UUE) E SPIDER NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS PÓS APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA TIPO A: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Debora Rodrigues de Morais
  • Claudia Cristino Viana
  • Francisco Douglas da Silva Freires Barros
  • Giovanna Monique Pereira Feitosa
  • Fabiane Elpidio de Sa Pinheiro

Resumo

INTRODUÇÃO: A Toxina Botulínica (TxB) tipo A utilizada para redução da espasticidade previne deformidades e potencializa intervenções fisioterapêuticas. Nesse contexto, um recurso novo é a Gaiola – UUE, sistema que possibilita a utilização de polias, pesos e cabos elásticos, nomeados “SPIDER”, favorecendo atividades motoras, melhora na estabilidade postural e na cinemática. OBJETIVO: Relatar vivência em intervenção no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre a Gaiola – UUE com “SPIDER” no tratamento de crianças após aplicação de TxB. Duas crianças foram acompanhadas, A.C.L.O, 3 anos e 8 meses, idade gestacional (IG) de 38 semanas, perímetro cefálico de 31,5 cm, diagnóstico de SCZV com microcefalia, paralisia cerebral (PC), hemiparesia esquerda e retardo do desenvolvimento neuropsicomotor (RDNPM). Aplicação da toxina no dia 16/08/2019, nos músculos isquiotibiais, gastrocnêmicos, bíceps braquial e braquioradial sendo atendida no serviço entre 06/09 a 25/10. E B.Y.C.A, 3 anos e 11 meses, IG de 40 semanas e 3 dias, perímetro cefálico de 29 cm, diagnóstico clínico de SCZV com microcefalia, PC quadriparética e espástica e RDNPM. Aplicação da toxina no dia 23/08/2019 nos músculos peitoral, bíceps braquial e adutores, sendo atendida no serviço no período de 27/09 a 08/11. RESULTADOS: Quanto à utilização da UUE e “SPIDER”, as posturas adotadas em cada caso divergiram bastante visto que os perfis funcionais apresentavam diferenças marcantes. No primeiro caso a verticalização com a suspensão foi associada com exercícios com cama elástica, sentar-levantar, arremesso, apoio unipodal, descarga de peso. Já no segundo caso foi realizada associação com disco proprioceptivo, sentar elevado no rolo, descarga de peso. CONCLUSÃO: Essa vivência possibilitou o desenvolvimento de conhecimento teórico e de capacidades práticas no uso de um recurso versátil e atual na fisioterapia neuropediátrica, contribuindo significativamente com minha formação

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica