UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE ABORDAGEM LÚDICA PARA INTERVENÇÕES EDUCATIVAS
Resumo
INTRODUÇÃO: A Tecnologia em Saúde (TS) é uma forma de facilitar o processo de construção do saber, sendo fundamental para as práticas de saúde voltadas à infância (SANTOS et al., 2016). OBJETIVO: Relatar a experiência da utilização de TS em Educações em Saúde realizadas com crianças. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre duas intervenções educativas que utilizaram TS. O público alvo das ações eram crianças assistidas em uma Instituição sem fins lucrativos de Fortaleza – CE, sendo realizadas por Bolsistas de Iniciação Acadêmica e membros integrantes do projeto de extensão do Núcleo Acadêmico de Enfermagem Clínica (NAEC), no ano de 2019. RESULTADOS: A primeira ação realizada teve como tema Pediculose, foi utilizado como TS uma cabeça com expressão triste feita a partir de uma caixa, recoberta por papel e com lã que constituía uma espécie de cabelo, a caixa possuía um espaço aberto escondido pela lã, a criança colocava a mão nesse espaço e retirava uma pergunta sobre pediculose. As crianças relataram seus conhecimentos e demonstraram interesse em responder as perguntas propostas. A segunda educação em saúde teve como tema Primeiros Socorros, foram utilizadas como TS histórias e imagens que ilustravam situações do cotidiano no que se refere ao tema, sendo estes: queda, choque, queimadura e picada de animal peçonhento. O público alvo foi dividido em duas equipes e a partir disso cada equipe lia suas histórias e relatava o que faria em cada caso, depois se uniam as duas equipes e cada uma iria expor o que foi discutido. As crianças participaram ativamente durante toda a ação. CONCLUSÕES: É notória a importância da TS no que constitui a Educação em Saúde voltada para a criança, pois a partir desta obtém-se uma abordagem lúdica que estimula a atenção das crianças para a ação realizada, promovendo assim uma maior aprendizagem que corrobora para a promoção da saúde desses indivíduos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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