VISITANDO AS AÇÕES DE EXTENSÃO: CONHECER E ACOMPANHAR COMO MÉTODO DE AVALIAR

Autores

  • Luis Vanderson da Silva Nascimento
  • Carlos Samuel Sousa Santos
  • Valéria Barbosa Pinto
  • Francisco Jose Aguiar Costa Junior

Resumo

O projeto Visitando as Ações de Extensão: Conhecer e Acompanhar como Método de Avaliar, vinculado à Coordenadoria de Extensão do Benfica, busca interagir com as demais unidades do campus: Centro de Humanidades I, II e III; FADIR; FACED e FEAAC, que contam com aproximadamente 150 ações, com cerca de 200 bolsistas. A metodologia consiste em realizar visitas e analisar suas ações de extensão de perto, vendo na prática, como o projeto é desenvolvido e o impacto social gerado, tanto para a universidade como para toda a comunidade envolvida. Através do vínculo existente com a PREX, é possível ter acesso aos processos de cadastro dos projetos a serem visitados, logo, aos dados necessários para a compreensão dos mesmos. Assim, os bolsistas são encarregados de agendar as visitas com os coordenadores de cada ação, havendo um estudo prévio por meio do papel, no qual são levantadas questões acerca do projeto em foco. No ato da visita, com o diálogo entre as duas partes, é quando estes questionamentos são sanados, como também novos aspectos são apresentados, tornando estes momentos grandes fontes de aprendizado e troca de experiências. Desta forma é possível ver como o projeto funciona na prática e no que ele difere do que foi lido, mas sem que haja qualquer cobrança ou imposição, pois o intuito desta ação é compreender, não regular as demais. Durante o acompanhamento, são feitas anotações e registros fotográficos, levantando informações e dados para a elaboração de um relatório, que tem como objetivo divulgar o projeto visitado e fixar a experiência obtida, como uma forma de apoio a Extensão, que infelizmente é pouco conhecida e difundida dentro da Universidade. Por meio das ações de extensão muito conhecimento, cultura e conteúdo são produzidos e, como tais, oferecidos à comunidade externa. Esta integração torna ainda mais enriquecedora a proposta, portanto toda ferramenta de disseminação da produção da universidade, como esta é, tem papel fundamental.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Acadêmica