@SERRINHANEWS: MAPEANDO PRÁTICAS SOCIAIS DE UMA COMUNIDADE DE FORTALEZA NO INSTAGRAM
Resumo
Mesmo com os avanços tecnológicos e com o acesso à novos conhecimentos, a sociedade ainda reproduz o discurso de que a periferia é um lugar de violência, criminalidade e marginalização. Mas, observa-se também em comunidades localizadas na periferia de grandes cidades espaços de aprendizagem e produção de práticas sociais que se manifestam presencialmente e também em rede. Nesses espaços, interconectados, os jovens atuam em eventos em que constroem uma rede de autorias e colaborações. Assim, objetiva-se analisar práticas sociais de uma comunidade de Fortaleza produzidas, especificamente neste estudo, na rede social Instagram. Para este recorte foram utilizados conceitos de sociabilidade de Simmel (2006), de cidade como espaço de aprendizagem defendida por De Certeau (1994) e Agier (2011) e de práticas sociais em rede apresentadas por Buzato (2012) e Rojo (2012). A metodologia do estudo se deu pela análise das práticas juvenis nos eventos presenciais e em rede onde privilegiamos, principalmente, o Instagram como “território” de observação, por meio do perfil criado por um jovem ativista da comunidade, Serrinha News, já que era a rede social mais utilizada pelos jovens naquele momento. Acompanhamos o perfil da rede social de setembro a novembro de 2019, acumulando 100 printscreens entre stories na rede e postagens, coletados entre 12h às 19h, durante os 3 meses. As categorias temáticas originadas da análise dessa etapa do trabalho foram: 1. Práticas de denúncias, objetivavam denunciar situações perturbadoras na/da comunidade, geralmente com um teor mais político; 2. Práticas interativas, visavam o lúdico e a diversão sobre e da comunidade e 3. Práticas informacionais, com finalidade de informar sobre eventos, ações e rotina da comunidade. Dessa forma, foi possível identificar que os jovens da comunidade estão engajados em processo cotidianos de hibridização dos contextos e das práticas sociais.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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