A ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Solonildo Almeida da Silva
  • Paula Trajano de Araújo Alves

Resumo

Esta pesquisa tem como tema o currículo escolar e suas relações com a accountability educacional. Considera-se que o currículo escolar está organizado para atingir os objetivos propostos por uma determinada política educacional, e essa, por sua vez interfere, positiva ou negativamente, em todo o processo de ensino. A pesquisa desenvolve-se no Colégio Estadual de Ensino Médio Liceu de Caucaia, localizado da cidade de Caucaia/CE, em um bairro caracterizado pela alta vulnerabilidade social dos jovens moradores. Levando em consideração a problemática da política de gestão para resultados, objetiva-se identificar os reflexos de accountability educacional no currículo escolar bem como analisar os diversos arranjos curriculares criados estrategicamente para atender os objetivos dessa política; além disso, analisa como essa metodologia, aplicada ao currículo, contribui para reforçar o poder estruturante de algumas disciplinas escolares e como de maneira geral isso impacta na organização curricular da escola. Para tanto, procede-se a revisão bibliográfica de conteúdos relacionados ao tema currículo; parte do conceito de currículo e estabelece uma ligação entre currículo escolar e políticas públicas educacionais, chegando especificamente na política de accountability educacional. Feita a análise dos Planos de Ensino das quatro áreas de conhecimento da escola (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) verifica-se que o currículo está adaptado aos interesses das avaliações externas e focado em atender ao cumprimento de metas estabelecidas (características de accountability). Como resultado parcial, constata-se que a implantação dessa política na escola torna-se cada vez mais forte à medida que o Ceará ganha destaque nacional com os resultados alcançados na área de educação, por isso, é importante investigar e entender como essa metodologia vem alterando o currículo escolar da rede estadual de ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação