A ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL – ARQUÉTIPO DO ESTADO GERENCIAL E AVALIADOR: OS (DES)CAMINHOS DA DEMOCRACIA E A PRESERVAÇÃO DO ESTABLISHMENT
Resumo
Este trabalho, resultado de pesquisa desenvolvido no mestrado em educação (PPGE/UFC), materializa no estudo sobre a accountability educacional enquanto arquétipo do Estado Gerencial-Avaliador e como este mecanismo é adotado, ressignificado e replicado na conjuntura dos (des)caminhos da democracia como um instrumento para a preservação do establishment. Nesses meandros analíticos, o conceito de accountability, em geral polis¬sêmico, vai passando por um intenso escrutínio, inexistindo a neutralidade científica, o que resultou na aproximação com a teoria materialista histórico-dialética, e no que concerne à metodologia, o trabalho centra-se na pesquisa documental-bibliográfica e na análise de conteúdo. Ao analisar a accountability educacional – responsabilização, prestação de contas e avaliação – na dialeticidade histórica, considerando as contradições das políticas educacionais e projetos de modernização sob a égide do capital, traça-se um percurso cuja tessitura envolve uma investigação sobre a democracia e o Estado Gerencial-Avaliador, considerando-os balizas para a implantação das políticas educacionais a serem justificadas pela accountability educacional, em íntima simbiose com preceitos econômicos da normatividade neoliberal e da Teoria do Capital Humano. A accountability educacional, ao caminhar a pari passu com estes elementos viabiliza o jogo de interesses político-econômicos dos grupos hegemônicos (internacionais, nacionais e locais), moldando a democracia como instrumento de consolidação da ordem excludente. Conclui-se com isso que a accountability enquadra-se no rol dos mecanismos que contribuem para a reprodução das condições de produção do modo de produção capitalista, colocando-se como peça fundamental para a manutenção do establishment da atual ordem de coesão social. Para a feitura deste trabalho/pesquisa contou-se com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como órgão fomentador.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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