A ALEGORIA SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA GREIMASIANA NA LITERATURA DE JOSÉ SARAMAGO
Resumo
Partindo de um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa, José Saramago, o objetivo de nosso trabalho consiste em investigar de que modo se insere e se constrói a alegoria, figura da retórica clássica, na produção literária do autor, além de podermos também analisar quais sentidos ela agrega ao seu texto. Para formar o corpus da pesquisa elegemos três obras: a primeira, "A jangada de pedra" (1986), que nos permite visualizar o processo formativo de inserção da alegoria na prosa do autor; já as outras duas obras, "Ensaio sobre a cegueira" (1995) e "Ensaio sobre a lucidez" (2004), apresentam-se como exemplos da fase de consolidação dos romances alegóricos, uma vez que o foco ficcional centra-se por completo na alegoria. Ademais, a base teórica da pesquisa parte dos estudos clássicos da retórica de Aristóteles (2011), e de alegoria com os trabalhos de Kothe (1986), Grawunder (1996) e Benjamin (2016) até chegar a uma perspectiva semiótica dessa figura, para isso nos basearemos em Greimas (1975, 1976), Fiorin (1988, 2007) e Pietroforte (2008). Metodologicamente de base comparativista, nosso trabalho também fará uso do Percurso Gerativo de Sentido, criado por Greimas (1975, 1976), que nos possibilitará investigar o sentido construído pela alegoria dentro do texto a partir de três níveis, do mais profundo ao mais superficial: fundamental, narrativo e discursivo. O olhar semiótico para essa figura clássica nos permite concluir que a construção de seu sentido nas obras selecionadas apresenta variações figurativas, mas, observada num plano mais abstrato (temático), a alegoria sugere certa invariância semântica em torno de seu projeto de crítica ideológica da sociedade contemporânea. A pesquisa conta com o apoio da CAPES.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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