A ARGUMENTAÇÃO EM RESENHAS ACADÊMICAS
Resumo
Os estudos do texto e do discurso frequentemente direcionam estudos a respeito da argumentação, seja como inerente ao próprio texto/discurso ou como uma característica mais funcional. Nesse sentido, trazemos como principais contribuições: Perelman & Tyteca (2005), que conduzem um dos principais norteamentos teóricos acerca da argumentação retórica; Fiorin (2015), como um dos principais divulgadores dos pressupostos trazidos pela argumentação retórica; e Koch e Elias (2016), que trabalham a argumentação como estratégias de articulação do texto por meio da intertextualidade, progressão textual e outros vieses da Linguística Textual. Nosso objetivo, na esteira desses pressupostos iniciais, é investigar como é realizada a argumentação em resenhas acadêmicas, buscando coadunar as diferentes vertentes, partindo da caracterização mais geral, como a argumento pela autoridade, argumento pela ilustração e argumento pelo exemplo. Destacaremos as possíveis coocorrências e aproximações teóricas no sentido de melhor explicitar as manifestações da argumentação, seja como característica ou como algo inerente ao texto/discurso das resenhas. A metodologia consiste em analisar 5 resenhas acadêmicas coletadas em periódicos da área de Letras-Linguística. A análise seguirá a base teórico-metodológica proposta por Swales (1990), destacando as possibilidades inerentes ao próprio gênero em questão. Por fim, cabe destacar a relevância desse estudo devido às aproximações que são feitas quando do aproveitamento da discussão para os gêneros da esfera acadêmica, se considerarmos a articulação dos estudos discursivos e estudos do texto, dando destaque para a importância do gênero resenha no ambiente da universidade, principalmente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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