A AÇÃO DO NEGIF NO INCENTIVO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E SUA RELAÇÃO COM O MOVIMENTO “OUTUBRO ROSA”.
Resumo
Desde 1997 as entidades e órgãos científicos têm chamado a atenção da sociedade e principalmente das mulheres para a prevenção e a descoberta precoce do câncer de mama, movimento denominado de “Outubro Rosa”. Como âmbito de conhecimento científico e produção de saber em todas as áreas do pensamento e ação humanos, a universidade tem como um dos papéis principais fomentar a adesão de toda sociedade às práticas educativas que promovam o cuidado em saúde, e que figuram como determinantes da mobilização social em prol da reflexão acerca dos inúmeros aspectos envolvidos na campanha do Outubro Rosa. Nesse sentido, o presente trabalho traz um enfoque especial para o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família (Negif) na promoção do combate ao câncer de mama, pautado na sua metodologia de trabalho, que incluem a exibição de murais, palestras com professores e divulgação virtual de todos os eventos promovidos pelo Núcleo, que induzem a reflexão e o senso crítico de toda a comunidade acadêmica em geral e alertam para a necessidade imprescindível de todas as formas de incentivo às campanhas de cuidado em saúde física e mental. As atividades realizadas pelo NEGIF sobre “Outubro Rosa” problematizam a forma como a mídia tem utilizado as subjetividades das mulheres com câncer de mama, como também as campanhas de prevenção no que se refere ao público alvo, por atingir muito menos as mulheres pobres e negras que têm muito menos acesso à mamografia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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