A CONSTITUIÇÃO DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DA UECE

Autores

  • Camylla Alves do Nascimento Pessoa
  • Dimitry Barbosa Pessoa
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

O presente trabalho busca compreender o processo de constituição histórica do Curso de Formação Pedagógica da UECE, identificando seus determinantes políticos, sociais, legais e pedagógicos. O Programa Especial de Formação Pedagógica por meio da Resolução CNE nº 02/97. Este programa possibilitou que bacharéis egressos da graduação e tecnólogos tivessem direito ao certificado equivalente à licenciatura plena em uma disciplina. A ideia nasceu da necessidade emergencial de docentes detectada ao final da década de 1990. O questionamento que orienta essa investigação é: como se constituiu o Curso de Formação Pedagógica da UECE? Metodologicamente, a pesquisa se enquadra em uma vertente qualitativa e tem como embasamento investigativo o Estudo de Caso. Para coleta de dados foram utilizados a análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico. Os dados analisados revelam que o Curso de Formação Pedagógica da UECE surgiu em 1996, devido à falta de professores com licenciatura para exercer o magistério e o seu objetivo foi fornecer a complementação pedagógica para bacharéis lecionarem no Ensino Médio e Fundamental. Ele representou o primeiro programa de EAD da UECE e visou oferecer Licenciatura a bacharéis que já exerciam atividades de magistério, ou quisessem exercê-las na educação básica. O curso contava com uma carga horária de 780 h/a, organizadas em 12 meses, incluindo 300 horas de prática de ensino. A partir de 2004, esse curso passou a fornecer a complementação pedagógica apenas para as disciplinas de física, química, biologia e matemática, tendo a última colação de grau realizada em 2014. Portanto, esse curso contribuiu significativamente para formação consistente de professores no Estado do Ceará.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação