A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR PARA A AQUISIÇÃO DA RACIONALIDADE CRÍTICA

Autores

  • Uly Alves Moreira
  • Fátima Maria Nobre Lopes
  • Adauto Lopes da Silva Filho

Resumo

A pesquisa em questão tem como objetivo analisar a atuação do coordenador pedagógico no processo de construção do Projeto Político-Pedagógico – PPP como mediador para a aquisição da racionalidade crítica. Para contextualizar o assunto se faz necessário delinear a gestão educacional que, segundo Libâneo (2001), deve seguir dois enfoques: o científico-racional e o sócio-político. Assim, a gestão deve enfatizar tanto as técnicas, como a questão da participação social. Sendo o PPP um instrumento para que estes dois enfoques sejam realçados e postos em prática, o coordenador pedagógico poderá promover reuniões, palestras, debates e outras atividades que possibilitem o desenvolvimento da criticidade dos indivíduos envolvidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizará a entrevista e o estudo documental dos PPPs como coleta de dados, a fim de analisá-los à luz do nosso contexto atual. Assim, apresentará uma análise acerca da sociedade tecnológica que, segundo Herbert Marcuse, é responsável pelo desenvolvimento massivo de uma unidimensionalidade da vida humana. O que se espera é poder descrever a maneira como ocorre o processo de construção do PPP da escola e qual a importância que os coordenadores pedagógicos atribuem ao processo de criação e efetivação do modelo de gestão/organização adotado na escola, com no base no PPP, e, por fim, identificar quais atividades os coordenadores pedagógicos estão desenvolvendo na escola que podem possibilitar a aquisição da racionalidade critica entre os membros escolares. Agradecemos a FUNCAP pelo suporte financeiro recebido na bolsa do Mestrado em Educação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação