A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO CEARÁ: ENTRE A IMPLEMENTAÇÃO E AS DISCUSSÕES DA BNCC

Autores

  • Francisco Anarclebson do RÊgo Foseca
  • Viviana Cavalcante Pinheiro de Lima
  • Lorena Cristina de Queiroz Forte
  • Thiago Lima Ribeiro
  • Yuki Meneses Chikushi
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

A Pesquisa, fruto de questões discutidas no âmbito da dissertação, realizada no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, reflete sobre a implementação do ensino de Sociologia no currículo do Ensino Médio no Ceará em uma contextualização histórica. Para assentar a reflexão, a pesquisa busca alguns dados sobre o Estado do Ceará, como forma de caracterizar a Sociologia no ensino médio. Para isso se baseia nos documentos oficiais que normatizam o ensino de sociologia e produções bibliográficas específicas da Secretaria de Educação do Ceará. A disciplina de Sociologia situa-se com presença obrigatória durante todo o ensino médio legitimada pela Lei nº 11.684/08 (BRASIL, 2008), entretanto, no Ceará a disciplina de Sociologia vem se estabelecendo de maneira gradativa entre 2004 e 2008, isto é, ainda antes da obrigatoriedade nacional. Destaco a “Escola Viva” (2000), o “Material Escola Aprendente” (2008) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) - Ensino Médio, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se justifica também por esse atual momento, no qual a Sociologia entra em xeque, por não fazer parte do conteúdo obrigatório da BNCC. Todavia, no Ceará, ela aparece contemplada e, por isso, se faz necessário refletir sobre o lugar da disciplina nos documentos oficiais e nas falas dos diferentes atores sociais que compõem o sistema educacional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação