A EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES DE CLASSES: INSTRUMENTO DE DOMÍNIO E PRIVILÉGIO
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação sobre a problemática que demonstra a utilização do complexo da educação nas sociedades de classes como instrumento de domínio e controle das classes dominadas. Bem como na manutenção dos privilégios das classes dominantes em cada modo de produção classista. Para entendermos o complexo da educação enquanto instrumento de dominação de classes precisamos abordá-la em cada modo de produção, desde a educação nas comunidades primitivas, a qual detinha uma organização igualitária, em que não havia propriedade privada, portanto não existiam classes sociais, portanto a educação era realizada cotidianamente e cumpria a função social de repassar o conhecimento e os costumes das comunidades entre os seus indivíduos como forma de garantir a existência social desses grupos. A educação permite ao indivíduo apropriar-se dos valores, hábitos e informações necessárias para a organização em sociedade. É uma das mediações que surgem a partir do trabalho e é um complexo histórico que corresponde as formas sociais que a origina. Com o surgimento da sociedade de classes, surge um novo processo educativo que corresponde a nova divisão social do trabalho marcada pela existência de classes sociais antagônicas. A desigualdade econômica entre exploradores e explorados leva a uma educação desigual. Na sociedade capitalista há um processo de universalização da educação para o atendimento de novas demandas sociais a partir da necessidade do conhecimento da natureza e das relações sociais para a produção e comercialização de mercadorias por meio do trabalho. No entanto, essa universalização não permite o acesso e o direito à educação de forma igual para todas as classes. Mas mantém-se a dualidade educativa. A partir da consolidação da sociedade de classes, a educação passa a difundir e reforçar os privilégios da classe dominante e quanto mais ela reproduz e conserva a ordem, mais ela será considerada adequada para atender os interesses dominantes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.