A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CONTEXTO DO NÍVEL 1 DO CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS OFERTADO PELO GEPLA-UFC
Resumo
A Elaboração de Material Didático para o contexto do nível 1 do Curso de Português para Estrangeiros ofertado pelo GEPLA-UFC No ensino de língua estrangeira, é necessário o suporte de material adequado a fim de nortear a prática docente. Este trabalho tem como objetivo propor alternativas de material didático para o nível 1 do curso Português: Língua e Cultura Brasileiras, identificado como curso de PLE, que é ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA), da Universidade Federal do Ceará (UFC). A problematização surgiu a partir do questionamento a respeito da adequação do material didático ao contexto do aluno do nível 1 do curso de PLE na UFC. Considera-se que o material didático deve abordar elementos que ajudem o aluno a desenvolver as capacidades de linguagem: capacidade de ação, discursiva e linguístico-discursiva. Essas capacidades dizem respeito ao contexto de produção, à superfície do texto e aos mecanismos de textualização e enunciativos (BRONCKART, 1999). A elaboração de material deve observar a utilização dos gêneros textuais como unidade de trabalho, bem como os dispositivos metodológicos ligados à sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2001) e os itinerários de ensino (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010). Ao final da pesquisa, pretende-se elaborar material didático para o primeiro semestre do curso, que seja adequado ao contexto dos alunos, conforme proposto.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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