A ESQUINA COMO ELEMENTO DE POTENCIALIZAÇÃO DA CAMINHABILIDADE E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE PÓS-OCUPAÇÃO

Autores

  • Danielle MaranhÃo de Castro
  • Jose Almir Farias Filho

Resumo

Sabe-se que a mobilidade ativa tem se tornado cada vez mais estudado ao redor do mundo (ASCHER, 2010; JACOBS, 2011; GEHL, 2015). Contudo, percebe-se que as esquinas ainda têm sido quase inexploradas nessa perspectiva. Esta pesquisa tem por tema o estudo da organização formal das esquinas urbanas e seu objetivo principal é analisar em que medida as intervenções em prol da mobilidade ativa contemplam a esquina como elemento nodal para a caminhabilidade. O estudo de caso considera a cidade de Fortaleza/Ce e suas principais intervenções de design urbano em esquinas entre 2017-19. A metodologia utilizada para o levantamento de dados se baseia nos procedimentos da Avaliação de Pós-Ocupação (APO) voltada para o urbanismo em microescala, quais sejam: mapeamento de atividades e fluxos de pessoas, medições físicas, check list para análise de conforto térmico, entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos (Gehl e Svarre, 2018). Os resultados parciais da pesquisa apontam que as intervenções realizadas em Fortaleza, mesmo estimulando melhorias na mobilidade ativa, são focadas em segurança viária, esquecendo a abordagem da mobilidade sustentável. Assim, as soluções adotadas não criam espaços que favoreçam a acessibilidade e a conectividade entre os passeios (função técnica da esquina), nem impulsionam a função social da esquina como lugar de permanência e de relação interpessoal. Desprezando as potencialidades socio-morfológicas que a esquina possui para auxiliar no planejamento de uma mobilidade mais sustentável. É possível ressaltar, como conclusão parcial, a necessidade de se promover a atualização biofílica da acessibilidade e mobilidade urbana, indicando a importância de se incluir o estudo das esquinas na busca por cidades mais sustentáveis. Cabe ressaltar que o presente estudo sinaliza a possibilidade de se criar um acervo significativo de dados sobre esquinas que possam auxiliar no planejamento de políticas e projetos urbanos em diversos contextos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação