A INFLUÊNCIA DA DUPLA FACE DA REPRODUÇÃO NA EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE GYÖRGY LUKÁCS
Resumo
Partindo da concepção de que o homem é um ser processual e histórico que cria e reproduz todas as suas condições de existência, György Lukács, filósofo húngaro, nos fala que a reprodução humana natural não se finda mesmo no mais alto nível de desenvolvimento do trabalho, sendo esta condição inerente a continuidade da existência do ser. Tomando estas considerações, este trabalho visa evidenciar o entendimento do duplo aspecto da reprodução na educação sob essa perspectiva. Segundo o autor, conforme o homem se desenvolve pelo trabalho o ato da sua reprodução se volta para uma práxis social dos homens cada vez mais objetivo. Assim, no modo de produção capitalista passa a existir a reprodução das desigualdades entre os homens, já que o trabalho ganha um duplo aspecto: ao mesmo tempo em que produz condições inerentes ao ser social passa a produzir possibilidades que vão de encontro à sua satisfação. Portanto, podemos dizer que assim como no trabalho, a reprodução também apresenta um duplo aspecto. Vale lembrar que nesse processo social se insere a educação que, por sua vez, possui um lado imprescindível à humanização, mas também apresenta, no capitalismo, sua forma de produzir e reproduzir condições para as desigualdades sociais, lado este que pode e deve ser superado. Assim, o homem como detentor da capacidade teleológica não pode, ou não deveria, associar aquelas situações que “fogem” do seu controle como algo natural ao processo de desenvolvimento social entrando aqui a educação como papel de conscientização crítica sobre a realidade das condições de reprodução. Portanto, mesmo a educação possuindo um lado negativo que reproduz as desigualdades sociais, jamais terá suprimida o seu lado positivo de reprodução das condições de formação do ser, sendo esta a influência do duplo aspecto da reprodução na educação. Agradecemos a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de doutorado em educação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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