A LEITURA DE TEXTOS VISUAIS EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA SOB A PERSPECTIVA DA MULTIMODALIDADE

Autores

  • Gustavo Ewerson da Rocha Balbino
  • Ana Celia Clementino Moura

Resumo

Até pouco tempo, o ensino de língua materna estava resumido apenas à modalidade escrita. No entanto, com o decorrer das décadas, as tecnologias favoreceram um aumento significativo de recursos visuais em sala de aula. Em virtude dessa realidade, é necessária uma nova pedagogia focada não mais apenas no texto ‘monomodal’, mas no multimodal. Em consonância com a pedagogia dos multiletramentos do grupo New London (1996), o pesquisador/professor, em uma experiência prévia, em sua prática docente, utilizou a metodologia da aprendizagem cooperativa em sala de aula. O presente trabalho se propõe a analisar as relações entre o modo visual e o texto verbal no ensino de língua materna. Essa vertente semiótica de estudo tem como base as pesquisas pioneiras de Kress e van Leeuwen (2001), Kress, (2003), Martinec e Salway (2005) e Kress e van Leeuwen (2006). A natureza da presente pesquisa é aplicada, pois seguimos em nosso percurso metodológico os paradigmas da Linguística Aplicada (LA). Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa. Em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa explicativa descritiva. Para coletar os dados, o pesquisador planejou e executou aulas de aprendizagem cooperativa. Diante disso, a presente pesquisa adota, como método de pesquisa, a pesquisa-ação. Nesse tipo de pesquisa, as figuras de professor e de pesquisador se encontram na mesma função, no sentido de elaborar, implementar e avaliar sua prática docente. Este estudo aponta para o entendimento de que aprendizagem cooperativa por meio da interação promotora é uma importante ferramenta para a pedagogia dos multiletramentos. Os resultados, portanto, demonstram que a prática docente necessita de uma abordagem que estimule a cooperação em sala. Em suma, o estudo piloto reflete e aperfeiçoa a prática docente em virtude dos desafios dos multiletramentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação