A PRÁTICA DO ENSINO DA SOCIOLOGIA: UM REPENSAR DO COTIDIANO
Resumo
O cotidiano do ensino da Sociologia tem enfrentado desafios diante das novas formatações educacionais, dentre elas, o modo de lidar com o cotidiano tecnológico que tem se estabelecido na atual conjuntura. Nessa perspectiva, é premente que se reflita acerca desse novo padrão educacional, que permita uma ruptura com o habitual, acrescentando outros meios, métodos e didáticas mais interessantes, criativas e transformadoras, que possam atrair os alunos para o entendimento crítico da realidade social, que está em constante movimento. Esta pesquisa tem como objetivo primordial analisar a utilização dos recursos pedagógicos de ensino, especialmente aqueles que se utilizam de metodologias ativas para os alunos do ensino médio que estudam escolas públicas. A metodologia proposta neste projeto se constitui em visita de campo com observação, coleta de dados e entrevistas com professores de Sociologia que lecionam em escolas públicas de ensino médio com vistas a verificar os modelos pedagógicos propostos por estas instituições de ensino. Como fonte primária foi realizada uma pesquisa bibliográfica para construção da base teórica, com revisão de literatura, objetivando aprofundar-se na temática, verificando a forma de pensar de alguns autores e refletir acerca dos dados coletados. A pesquisa encontra-se em processo de coleta de dados e realização de entrevistas e obtivemos como resultado preliminar a identificação de dificuldades cotidianas enfrentadas pelos docentes, especialmente em relação à utilização de ferramentas tecnológicas dentro da sala de aula devido ao tempo escasso para planejamento, falta de formação profissional, falta de interesse do docente ou, ainda, pelas dificuldades do uso das mídias.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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