A QUESTÃO DA ALTERNATIVA NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS HOMENS: UMA PERSPECTIVA MARXIANO-LUKACSIANA

Autores

  • VÍctor Moita Pinheiro
  • Maria Zélia Pinto da Slva
  • Adauto Lopes da Silva Filho
  • Fátima Maria Nobre Lopes
  • Fatima Maria Nobre Lopes

Resumo

Para Marx e Lukács, o trabalho ocorre por meio de um processo articulado teleologia e causalidade, gerando uma série de complexos sociais, entre eles a educação, que atuam dialeticamente sobre os homens. Para eles, o modo como o trabalho é executado traz diferentes consequências que podem ser percebidas durante e ao final do processo. Assim, o ato de escolher é algo rotineiro e essencial na vida social dos homens, pois tudo o que eles realizam está permeado por uma infinidade de alternativas que devem ser selecionadas para se obter o resultado cada vez mais próximo do desejado e para que o processo histórico tenha a sua continuidade. Nesse sentido, percebemos a importância da categoria da alternativa mostrando-se fundamental para compreender a processualidade do desenvolvimento humano. Portanto, a categoria da alternativa está presente ativamente na sociabilidade, inclusive no complexo da educação. Tomando essas considerações, este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da categoria da alternativa no processo educacional dos homens. Para isso, utilizamos o método dialético, próprio dos autores que compõem a base teórica deste trabalho. A educação, por estar no bojo que constitui os complexos sociais, tem, da mesma forma que o trabalho, um processo que permite o homem trilhar o modo de como se educar dando a ele margem de escolha entre as alternativas que estiverem presentes. Dentre elas, podemos apontar a formação omnilateral como alternativa à educação fragmentada que impera atualmente. Sendo assim, o processo do trabalho como categoria fundante do ser em sociedade, bem como de todos os complexos sociais que dele decorrem estão permeados por alternativas, fazendo dessa categoria elemento fundamental no processo educacional do homem, pois a alternativa tem a função mediadora entre a decisão dos homens e a realidade construída. Agradecemos a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de doutorado em educação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação