A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO CONTEXTO AMBIENTAL BRASILEIRO

Autores

  • Raquel Sales Miranda
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

A Crise Ambiental Brasileira tem se fortalecido nos últimos anos, devido a uma série de desastres ambientais e decisões políticas. Neste ano de 2019, estudos indicaram que o desmatamento na Amazônia cresceu 96% em relação ao mesmo mês de 2018 e as queimadas nessa região também foram noticiadas. Aliado a isto, o governo brasileiro liberou a utilização de 290 agrotóxicos, atingindo o recorde de liberação destas substâncias. Por fim, o último desastre ambiental de grande repercussão foi o derramamento de petróleo nas Praias do Nordeste brasileiro. Com base nesses acontecimentos, percebe-se que há uma necessidade de discutir de forma crítica a Educação Ambiental (EA) no contexto escolar. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica sobre a EA crítica de forma a apontar as contribuições deste campo de pesquisa para as discussões ambientais. A bibliografia indica que há um consenso sobre o perigo à vida planetária e todos concordam que é preciso combater a crise ambiental . No entanto, há diversas disputas sobre como fazer isso. Uma das formas de entender a EA é a partir da perspectiva crítica, que considera os aspectos naturais, sociais, históricos e culturais . A Educação Ambiental Crítica (EAC) é construída a partir de uma matriz que considera que os fins da educação são a emancipação de sujeitos e a transformação social. Além disso, a EAC parte do princípio de que a educação se dá pela construção de conhecimentos e valores que são mediados social e culturalmente . Assim, é função da EA gerar responsabilidade social e planetária. Dessa forma, conclui-se que a EAC se constitui como um importante instrumento para possibilitar a reflexão dos estudantes sobre o contexto ambiental brasileiro, pois permite a construção de uma visão crítica que pode contribuir para a transformação social da realidade brasileira.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação