ADAPTAÇÃO DA BATERIA DE SINESTESIA PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Brenda Kessia Arruda de Souza
  • Elisângela Nogueira Teixeira
  • Ihan de Abreu Leite Peixoto
  • Elisangela Nogueira Teixeira

Resumo

O presente trabalho é uma das etapas de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento que objetiva investigar o modo como indivíduos armazenam as palavras em seu léxico mental (SPINELLI; FERRAND, 2005) através do fenômeno da sinestesia. A sinestesia pode ser definida como uma condição neurológica hereditária, na qual atividades cotidianas como ouvir músicas ou ler livros desencadeiam experiências consistentes e incomuns como cores ou sabores (SIMNER, 2007). As sinestesias linguísticas que envolvem associações entre unidades linguísticas (grafemas e palavras, por exemplo) e sensações concorrentes são as formas mais comuns de sinestesia (BARGARY; MITCHELL, 2008). O objetivo desta etapa é identificar indivíduos com sinestesia, chamados de sinestetas. Para isso, realizamos uma triagem com cerca de 600 estudantes de graduação. A triagem é um questionário formado por 7 perguntas sobre algumas variantes de sinestesia, como grafema-cor e dias da semana-cor. A partir das respostas ao questionário, identificamos os prováveis sinestetas (N=40), que foram posteriormente submetidos a uma Bateria padronizada de testes, desenvolvida por Eagleman et al. (2007) e adaptada para o Português Brasileiro pelos pesquisadores do Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística da UFC. Dos prováveis sinestetas selecionados na primeira etapa, 13 foram diagnosticados com a condição, considerando o score validado < 1.43, (Rothen et al., 2013) que distingue sinestetas de não sinestetas. Além disso, um grupo controle também realizou os testes da Bateria (N=42). A validação e adaptação da Bateria de Sinestesia é um recurso necessário para a investigação da condição em território brasileiro, e poderá ser utilizada por pesquisadores de diferentes instituições.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação