ADRIANA PARTIMPIM: INVESTIMENTOS VOCAIS EM CANÇÕES DO POSICIONAMENTO POP-ROCK PARA CRIANÇAS

Autores

  • Lucas Rodrigues Memoria Avila
  • Maria das Dores Nogueira Mendes

Resumo

Este trabalho analisa a colaboração dos Investimentos Vocais para a construção das canções de Adriana Partimpim, intérprete vinculada ao posicionamento Pop-Rock para crianças. O objetivo principal é explicitar como tal utilização reforça as construções verbais estabelecidas nas canções “O pato” e “Por que os peixes falam francês?”. Ambas as canções pertencem ao álbum Tlês (2012), interpretadas por Adriana Calcanhotto. O referencial teórico é procedente do projeto Investimentos vocais em canções para crianças, em que, baseado na Análise do Discurso de linha francesa, analisa-se a gênese dos posicionamentos em canções para crianças. Isto posto, procura-se evidenciar a relação da cenografia, do plurilinguismo e do ethos, estabelecidos por Maingueneau (2001); e de investimento vocal, elaborados por Mendes (2013), para caracterizar essa associação. Chega-se aos resultados de que, ao investir nas relações vocais, na primeira canção, são utilizadas de forma a construir um ethos de diversão, pois através do cantar dos animais, mobilizam-se intervocalidades como os sons do pato: “quém!”, além da construção de uma cenografia de narrativa, em que as aves se preparam para formar um quarteto de sambistas, com vozes dissonantes. Enquanto na segunda canção, o plurilinguismo se mostra nos investimentos vocais, através das intervocoverbalidades, representadas pelas palavras francesas associadas as bolhas de ar, que são percebidas no decorrer da canção. Além disso, mobilizam a cenografia de questionamento e o ethos de tranquilidade. A partir desses resultados, constata-se que as intervocoverbalidades colaboram para a construção dos sentidos nas duas canções. Na primeira, há a colaboração desses investimentos para a construção da diversão e caracterização da história na canção. Enquanto a segunda canção apresenta um reforço na construção do ambiente marinho. Finalmente, firma-se gratidão ao incentivo da Universidade Federal do Ceará em financiar os custos desta pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação