ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: IMPLICAÇÕES DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Camila Almada Nunes
  • Francisca Geny Lustosa

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais da investigação de doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC) cujo objetivo consiste em analisar as implicações na alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual quanto ao uso de aplicativos educacionais de leitura e escrita. Nesse sentido, nos interessa por consecução, conhecer as habilidades e/ou competências de leitura e escrita que são mobilizadas pelos sujeitos a partir do contato com esses aplicativos. A abordagem teórico-metodológica adotada é a pesquisa colaborativa, cujos procedimentos de construção dos dados envolvem duas fases: a primeira, fase exploratória do campo-objeto com atividades de intervenção junto a sujeitos com DI (na FACED), e, a segunda, no contexto escolar, através de sessões reflexivas com os professores (estudos teóricos, reflexões na e sobre a prática de alfabetização e letramento) e implementação do uso da tecnologia móvel e aplicativos educacionais de leitura e escrita associado aos conteúdos previstos para faixa etária dos alunos. Os resultados preliminares decorrentes da primeira fase indicam que os seis sujeitos participantes (crianças e adolescente) apresentam um melhor desempenho quando estão envolvidos, ou seja, quanto maior o nível de envolvimento com o uso desses aplicativos educacionais (11 aplicativos), mais desenvolvem a atenção, a concentração e a persistência. Também verificamos significativa melhoria da linguagem oral, ajuda espontânea entre os sujeitos e progressão nos níveis psicogenéticos de escrita. Contudo, apesar da maioria dos aplicativos educacionais utilizado apresentarem uma interface autoexplicativa, a mediação pedagógica foi imprescindível para autorregulação da aprendizagem, possibilitando a gerência dos próprios comportamentos e pensamentos. Logo, estes resultados são relevantes no tocante à contribuição aos estudos sobre aprendizagem e processos cognitivos de estudantes com DI.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação