ANÁLISE CIENTOMÉTRICA SOBRE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NOS PERIÓDICOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Mayara Cintya do Nascimento Vasconcelos
  • Gabriela Belmont de Farias

Resumo

A literatura periódica é um canal formal de comunicação científica que oferece um notável subsídio sobre as temáticas que estão em evidência em determinada área. Por meio dos periódicos é possível observar uma importante atividade da comunidade científica: a comunicação entre pesquisadores. A área da Ciência da Informação apresenta, desde sua gênese, estudos voltados para a compreensão dessas práticas que envolvem os resultados de pesquisas. Em decorrência de sua importância para o desenvolvimento da sociedade, as análises que têm como foco a informação científica e tecnológica também recebem destaque na área. Para o desenvolvimento da pesquisa foi estabelecido como ponto de partida o seguinte questionamento: quais perspectivas são abordadas sobre informação científica e tecnológica nos periódicos da Ciência da Informação nos últimos 48 anos? O estudo tem como objetivo principal - analisar os aspectos que os periódicos da Ciência da Informação com Qualis A1, A2 e B1, em um período de 48 anos (1970 – 2018), apresentam sobre informação científica e tecnológica. O corpus da análise é formado por artigos, de 17 periódicos brasileiros da área da Ciência da Informação. Para tanto será utilizada uma abordagem quali-quantitativa combinando as técnicas de análise de conteúdo e análise de citação. Foi realizada uma revisão de literatura, na qual descrevemos a relação entre a comunicação científica, o fluxo da informação científica e tecnológica e os estudos métricos, que são fortes instrumentos de avaliação dessa comunicação. Espera-se ao final da efetivação da pesquisa um estudo cientométrico acerca da informação científica e tecnológica em periódicos da Ciência da Informação, como também mapear as abordagens temáticas e identificar os pesquisadores quem contribuem no desenvolvimento dessa temática.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação