ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A DETERMINAÇÃO DO PCN E PCR NA AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DE PAVIMENTOS AEROPORTUÁRIOS
Resumo
Em 2018, foi sugerido pela Federal Aviation Administration (FAA) a substituição do atual Método ACN-PCN (Aircraft Classification Number)/Pavement Classification Number) pelo ACR-PCR (Aircraft Classification Rating)/Pavement Classification Rating). O método atual, cuja finalidade é avaliar a admissibilidade de operação de uma aeronave em um determinado pavimento aeroportuário, do ponto de vista estrutural, baseia-se na comparação entre o valor de ACN, que expressa o dano causado pela aeronave em um pavimento para resistência específica do subleito, e o valor de PCN, que manifesta a resistência ao rolamento do pavimento. Possuindo caráter empírico e sendo baseado na capacidade de suporte do subleito (CBR – California Bearing Ratio), o método indica a resistência do pavimento em termos de uma carga de roda simples, a uma pressão normalizada, não considerando a resposta real do pavimento e nem a configuração das multi-rodas do trem de pouso das aeronaves. O novo Método ACR/PCR incorpora um procedimento mecanístico-empírico e considera a estrutura do pavimento como um sistema de multicamadas e a resposta mecânica desse pavimento (fundamentado na tensão-deformação), contudo mantém a praticidade e aparência do método atual, que compara os valores de ACN e PCN. A mudança do procedimento de classificação de resistências dos pavimentos aeroportuários gera muitos questionamentos para a comunidade técnica, operadores de aeródromos e agências reguladoras acerca das diferenças dos dados de entrada, a forma de análise dos dados, os resultados dos métodos, as vantagens e as limitações ainda remanescentes. Dessa forma, este trabalho objetiva contribuir com um melhor detalhamento dos métodos e uma análise comparativa das duas abordagens, a fim de verificar o impacto do novo método na segurança operacional das atividades aeronáuticas e aeroportuárias como foco para a infraestrutura aeroportuária brasileira.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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