ANÁLISE CRÍTICA DAS EMENTAS DE PLE

Autores

  • Wanessa Monte Ferreira
  • Eulalia Vera Lucia Fraga Leurquin

Resumo

Por vezes, a ementa é vista como um “mapa” que orienta os procedimentos que serão desenvolvidos durante o semestre e que contém as informações essenciais para o bom desenvolvimento do aprendizado. O presente trabalho pretende analisar as formas como o texto expõe posições subjetivas dos professores e estudantes nas ementas e como isso contribui para o desenvolvimento do aprendizado em sala. Para embasar a nossa pesquisa, adotamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso Crítica (Rodgers 2004, 2012; Fairclough 1992, 2001, 2004) aplicadas à compreensão dos processos de aprendizagem. Referente às ementas e seus desenvolvimentos, utilizamos as contribuições de Nunan (1993, 2001), Rahimpour (2010) e Krahnke (1987). O corpus da pesquisa é constituído por seis ementas de português (nível iniciante) de cinco universidades americanas que oferecem a disciplina em sua grade curricular. A questão central que propomos responder é: Como os professores e alunos são representados nas ementas e qual a relação entre essa representação e o aprendizado? Para isso, selecionamos nas ementas, sentenças que referenciavam alunos e professores e analisamos a sua transitividade. Em seguida, analisamos o desenvolvimento do tema de cada ementa referente aos procedimentos em sala. Os resultados preliminares indicam que há nas ementas um desenvolvimento do conceito das responsabilidades dos alunos no que diz respeito ao aprendizado do português. Agradecemos o apoio da FUNCAP que permitiu a realização dessa pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação