ANÁLISE DO CUSTO DE CICLO DE VIDA EM ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO E REABILITAÇÃO EM PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS

Autores

  • Antonia Fabiana Marques Almeida
  • Haikel Buganem Busgaib Gonçalves
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira

Resumo

A vida útil projetada das rodovias no Brasil com pavimento flexível é de cerca de dez anos, caso tenha drenagem adequada e manutenção executada em caráter preventivo. Entretanto, pode-se observar que essas rodovias atingem o fim da vida útil em tempo menor, devido ao método de dimensionamento defasado, ao uso de materiais de baixa qualidade, a problemas na execução e falta de manutenção. Assim, é importante que estratégias de manutenção e reabilitação (M&R) sejam executadas com planejamento efetivo por parte dos gestores, que envolve a análise de diferentes cenários. Este trabalho propõe analisar diferentes estratégias de M&R num trecho de rodovia, com uso de uma ferramenta específica de Análise de Custo de Ciclo de Vida, denominada Cal-B/C, desenvolvida pelo Departamento de Transportes da Califórnia (Caltrans) em ambiente Excel, estruturada para avaliar projetos de melhoria em trechos existentes. Foi analisado um trecho de 20km de extensão, com alto volume de tráfego, sendo 60% de veículos comerciais, executado em revestimento asfáltico com área trincada de 45%, 8 buracos/km, IRI médio de 4,8 m/km e afundamento de trilha de roda médio de 20mm. Foram adotadas quatro estratégias: (1) não efetuar intervenções; (2) executar operação tapa-buraco seguida de selagem com microrrevestimento a cada dois anos; (3) efetuar recomposição do revestimento asfáltico com posterior serviço de manutenção a cada três anos; e (4) reconstruir toda a estrutura, desde a sub-base, com ações de manutenção a cada seis anos. Foram, então, calculados os custos dessas ações para análise e inserção no sistema adotado, além dos custos dos usuários relativos a acidentes, fluidez (velocidade e volume de tráfego, que mede de forma indireta os custos de congestionamento), tempo de viagem, gastos veiculares e emissões. Os resultados mostram que a estratégia com relação B/C mais viável foi a do cenário (4), que também apresentou menores custos aos usuários.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação