ARTICULAÇÕES DA PESQUISA: A NOÇÃO DE PERVERSÃO A PARTIR DO CONCEITO DE FANTASIA EM PSICANÁLISE
Resumo
Este trabalho se propõe apresentar as articulações possíveis até então acerca da pesquisa no mestrado em psicologia, cujo percurso se ocupará do estudo da perversão a partir da noção de fantasia em psicanálise. Para este fim, propomos retomar a passagem da teoria do trauma à noção de realidade psíquica e suas consequências teóricas para a psicanálise; descrever o conceito de fantasia na obra freudiana a partir do “ciclo da fantasia”; discutir as matrizes teóricas freudianas do conceito de perversão; analisar construção da fantasia na perversão retomando o caso clínico da “jovem homossexual” em Lacan. Se valendo do caso clínico como recorte metodológico para o estudo dos aspectos teóricos apontados como chaves da discussão, a pesquisa é vetorizada pelo questionamento: como podemos pensar a estruturação perversa a partir do conceito de fantasia em psicanálise? O trabalho tem como instrumento de pesquisa a Revisão Bibliográfica da teoria psicanalítica acerca da constituição da fantasia na perversão. Organizamos conforme um esquema de retomada e articulação dos conceitos centrais, tomando como base a metapsicologia freudiana, aqui entendida como o método de estudo do inconsciente, a partir de suas dimensões tópica, dinâmica e econômica. Para concluir, durante o período de 12 meses de pesquisa desde a entrada no Programa, buscou-se delimitar o tema a ser pesquisado que inicialmente tinha como foco apenas a articulação dos conceitos de fantasia e perversão. Como resultado do aprofundamento nos estudos e revisão bibliográfica, pudemos acrescentar a originalidade da pesquisa com a inserção do caso clínico da “jovem homossexual” para pensar como viria a se articular fantasia e perversão. Este caso foi escolhido devido a constatação da sua retomada por Lacan (1956-57) e ainda por servir a um recorte metodológico da pesquisa, na medida em que a teoria psicanalítica está completamente ligada à clínica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.