AS CENTRALIDADES DE MARABÁ-PA: UMA LEITURA DAS MUDANÇAS E PERMANCÊNCIAS NA ESTRUTURAÇÃO DA CIDADE MÉDIA AMAZÔNICA ATRAVÉS DOS SUPERMERCADOS

Autores

  • Magno Ricardo Silva de Carvalho
  • Iara Rafaela Gomes

Resumo

As cidades médias vêm se tornando mais atrativas para os grandes grupos comerciais. A inserção de grandes lojas, causam alterações significativas no espaço intraurbano, estes fenômenos aqui nos interessam. A pesquisa trata de uma urbe no sudeste do Estado do Pará, Marabá. O objetivo é compreender as centralidades no espaço, no que tange ao comércio, suas dinâmicas e suas modificações nos últimos anos, diante da implantação de novos espaços de consumo, principalmente um shopping center, hipermercado e supermercados. Para tal, partiremos de uma análise acerca das mudanças no setor supermercadista, bem como das relações destas mudanças com distintos agentes, sobretudo os citadinos. O percurso metodológico realizado consistiu em revisão de literatura, bem como um levantamento bibliográfico sobre a cidade em questão, além de leitura de documentos como o plano diretor participativo e suas revisões. Também recorremos à realização de entrevistas, tanto com representantes dos empreendimentos, quanto com um representante do Estado, o secretário de indústria e comércio do município. Na Intenção de compreendermos as práticas espaciais das pessoas, bem como o alcance dessas lojas, sobretudo no intraurbano, mas também no espaço regional, foram, ainda, levantados dados primários através de formulários aplicados nas saídas dos supermercados. Foram utilizados recursos cartográficos no intuito de melhor visualizar e compreender as transformações espaciais. Foi possível visualizar algumas mudanças importantes como o fato de, atualmente, a maioria dos supermercados estarem às margens das rodovias, e não nas “antigas” expressões de centralidade da cidade, que somadas a diminuição dos supermercados de capital local, intensificam a mudança nas centralidades. Através da pesquisa de campo foi possível aferir também uma mudança nos trajetos para a realização de compras em comparação com dez anos atrás, o que, caracteriza mudança nas centralidades e consequentemente na estruturação da cidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação