AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS E DE ASSISTENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DO CUIDAR/EDUCAR: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS

Autores

  • Alessandra Gondim Ribeiro
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz

Resumo

O presente trabalho versa sobre o binômio cuidar/educar. Constitui um levantamento de pesquisas publicadas em diferentes periódicos, bancos de teses e dissertações sobre o tema em questão, realizadas no período compreendido entre os anos de 2003 a 2014. Seu objetivo principal é investigar o cenário das pesquisas que focalizam as concepções e as práticas de cuidado e educação das professoras e das assistentes no contexto das instituições públicas de educação infantil. Especificamente, busca-se promover reflexões sobre o referido binômio. A metodologia utilizada consistiu em dois momentos: o levantamento de trabalhos a partir dos descritores creche, educar, cuidar e auxiliar de creche; e, em seguida, a análise dos resumos, com vistas à seleção de pesquisas que se aproximam do que é enfocado nesta. Como resultado do levantamento, constatou-se que há uma dicotomia entre as práticas de cuidado e educação, e uma fragilidade na compreensão do que significa cuidado (MACÊDO; DIAS, 2006), que é entendido como um mero trabalho manual, uma atividade simplesmente prática com menor valor social (VERÍSSIMO; FONSECA, 2003). Ademais, evidenciou-se que a prática docente com bebês e crianças bem pequenas é híbrida (LINS, 2014), porém, essa docência tem sido partilhada entre professoras e assistentes, que atuam de forma segmentada, como se as crianças pudessem ser ora cuidadas, ora educadas (AYACHE, 2006). De um modo geral, é possível concluir que o distanciamento evidenciado entre o discurso e as práticas narradas pelas profissionais, revelam uma incompreensão sobre o binômio cuidar/educar, que é inerente à prática pedagógica na primeira etapa da educação básica (BRASIL, 2006, 2009, 2010), tendo em vista as especificidades do seu público-alvo (BARBOSA, 2008, 2015; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2001; PIKLER, 1940). Por fim, ressalta-se, aqui, o agradecimento a CAPES, agência de fomento da pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação