AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DE PESQUISADORES

Autores

  • Bruna Brito Ramos
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz

Resumo

As pesquisas nas ciências sociais, em grande maioria, caracterizam-se por serem de cunho qualitativo e tentarem compreender um fenômeno dentro do seu contexto, entender o que construiu o fato estudado. Por sua vez, o pesquisador busca que o seu modus operandi de pesquisar não impacte em mudanças drásticas no cenário pesquisado, por conseguinte, os produtos da sua pesquisa (artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses) tendem a serem feitos justamente para causar repercussões no fato pesquisado. Nessa perspectiva, entendendo que o ato de pesquisar não é neutro e refletindo sobre os processos de formação de pesquisadores, este trabalho objetiva compreender como os encontros de construção da pesquisa “Qualidade das práticas pedagógicas em turmas de pré-escola da rede pública municipal de Fortaleza” contribuem para a formação da consciência crítica (FREIRE, 2000) das pesquisadoras envolvidas. Dessa forma, a pesquisa qualitativa, com características de estudo de caso, foi desenvolvida durante o semestre 2019.2, em reuniões para construção da pesquisa anteriormente referenciada, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). Os encontros aconteceram nas noites das quartas-feiras, e contaram com a participação de uma professora, duas estudantes da graduação e uma estudante da pós-graduação, todas da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O principal instrumento para a geração dos dados foi a observação com o registro em diário de campo. A análise dos dados indica que a oportunização de um espaço formativo que fomenta a troca de ideias e a reflexão influi diretamente na formação pessoal das pesquisadoras. Se no início do semestre, as falas das integrantes do grupo eram apoiadas no senso comum, ao final do semestre passaram a ser fomentadas por um discurso cientifico-crítico. Esta pesquisa não teria sido possível sem o financiamento da CAPES e da FUNCAP, às quais fica registrado aqui o agradecimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação