AS MUTAÇÕES DA ARQUITETURA DO ESTRANHO NA LITERATURA FANTÁSTICA
Resumo
Este trabalho discute o mapeamento das mutações na arquitetura da literatura fantástica como forma de investigar as vias de realização do sentimento do infamiliar na cultura. Entende-se por arquitetura o arranjo intencional de um conjunto de balizas - implícitas e explícitas - que modulam a relação do leitor com o texto. Um pressuposto importante desta investigação é a ideia de que a literatura fantástica orienta-se no sentido mobilizar no leitor o sentimento do Unheimliche, palavra alemã que recebe diferentes traduções no português: estranho, inquietante, sinistro, macabro, lúgubre (HANS, 1998) e infamiliar (IANNINI; TAVARES, 2019). Em termos metapsicológicos psicanalíticos, pode-se dizer que o escritor de textos fantásticos assume a tarefa de engendrar no leitor o desenvolvimento regulado – isto é, mantido dentro de certos limites de intensidade - do afeto de angústia (FREUD, 1933/1997e), o que torna possível a manutenção de uma atitude racional durante a interpretação do texto, a qual, não obstante, é abalada, favorecendo um afrouxamento dos vínculos com a realidade e o cotidiano (ROAS, 2014). Essa conjunção de fatores abre caminho para que algo que deveria permanecer oculto ou recalcado possa se manifestar, ainda que pontualmente (FREUD, 1919/1997d), por meio de uma anamorfose. Isto é, uma mostração de algo que só pode ser visto por um certo ângulo e de uma determinada posição e que produz em quem vê o sentimento de surpresa. Tal efeito estético, quando se mostra eficaz, constitui o ponto nevrálgico da arquitetura do fantástico (CALVINO, 2006, CASARES, 2013). Logo, o estranho/inquietante é um fenômeno ao mesmo tempo literário, estético, psicológico e cultural (MASSECHELEIN, 2011, ROYLE, 2003, TRIAS, 2011), havendo uma covariância entre a sintaxe do fantástico e a modulação de determinadas reações psicológicas no ato de leitura. São as variações dessas sintaxes na sua relação com as modulações do sentimento do Infamiliar que se toma como objeto de pesquisa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.