AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Pedro Neto Oliveira de Aquino
  • Silvia Helena Vieira Cruz

Resumo

Uma vez que esta pesquisa tem como objeto de estudo as múltiplas linguagens das crianças e o seu desenvolvimento na infância, foi escolhido como referencial a Teoria do desenvolvimento dos sistemas simbólicos de Lev Semionovitch Vigotski (1896 – 1934), assim como os desdobramentos dessa teoria nos estudos de Jerome Seymour Bruner (1915 – 2016). A Teoria Histórico-Cultural argumenta que, dentre as linguagens que os homens fazem uso, estão as linguagens simbólicas, ou seja, as que são constituídas por sistemas de signos e símbolos. A criança apropria-se delas em decorrência do desenvolvimento da função semiótica, que é a capacidade de representar objetos ausentes, de atribuir significados e usos a objetos diferentes dos usuais, de atribuir significados às ações, aos gestos, às falas, aos traços, aos sons, aos movimentos etc. Isso proporciona um salto qualitativo no desenvolvimento da criança. Significa uma evolução que expressa e também organiza o pensamento. Essa capacidade não está dada, os homens nascem com a possibilidade de representação simbólica, mas o que promove o desenvolvimento desta função é a inserção cultural em um meio social rico em experiências com uso de signos e símbolos. As linguagens são formas de conhecer, representar, expressar, comunicar e interpretar a realidade. É por meio delas que as crianças entram em contato com os fenômenos e objetos que as circundam e constroem teorias sobre eles e sobre si próprias; é por meio delas que as crianças autorregulam seus comportamentos e se apropriam das formas de agir, sentir e pensar do grupo social ao qual pertencem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação