AS PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE SEU PROCESSO FORMATIVO NO CONTEXTO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DE BAKHTIN
Resumo
Levando em consideração que a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa tem sido bastante disseminada no Estado do Ceará e que há um investimento de bolsa para graduandos da Universidade Federal do Ceará pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), o presente trabalho tem como objetivo analisar quais são as percepções de um futuro professor, bolsista do PRECE, sobre seu processo formativo no contexto da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa sob a perspectiva dialógica de Bakhtin em relatos de experiência. Esse trabalho tem como principal suporte teórico a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa (JOHNSON; JOHSSON; HOLUBEC, 1999; OVEJERO, 1990; LOPES; SILVA, 2009; CARVALHO, 2015; CARVALHO; NETO, 2019) e a Teoria Dialógica do Discurso de Bakhtin (BAKHTIN, 1997, 2008, 2010; BARROS, 2003; AMORIN, 2005). Para a realização desse trabalho foram selecionados relatos de experiência de três semestres de um bolsista do Letras Solidárias, projeto que faz parte do PRECE. A análise desses relatos se deu levando em consideração as categorias exotopia, cronotopia e responsividade. Após a análise realizada, evidenciaram-se alguns fatores mais enfatizados pelo bolsista, como: percepção que um ambiente emocional agradável favorece a aprendizagem e as relações pessoais; necessidade de desenvolver habilidades sociais; comparação entre suas vivências na metodologia tradicional com as na M.A.C; mudança de visão sobre seu papel docente; medo/insegurança para realizar atividades vinculadas à docência; percepção de que as dificuldades fazem parte do processo de aprendizagem. Dessa forma, pode-se perceber, por meio dos trechos dos relatos de experiência do professor em formação, que a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa contribui para o acabamento desse futuro docente, em que ele se percebe nesse processo de transformação de si.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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