AVALIAÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo
O advento das tecnologias digitais de informação e comunicação têm desempenhado um papel primordial na sociedade, gerando mais pesquisa e informação fazendo com que haja uma dinamização do conhecimento e uma maior exigência por parte dos usuários que buscam por serviços informatizados. As universidades brasileiras vêm acompanhando essas mudanças, disponibilizando seus periódicos na forma eletrônica, inclusive o agrupamento destes em portais, considerados ambientes em acesso aberto padronizado que auxiliam o gerenciamento de periódicos. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou seu Portal de Periódicos em 2010, sob a Plataforma Open Journal System (OJS), constituído atualmente por 26 revistas. Percebendo as dificuldades dos usuários em relação ao acesso e uso do Portal, propõe-se nesse estudo, avaliar sua interface à luz da Arquitetura da Informação (AI). A AI tem o objetivo de planejar, projetar e organizar os ambientes digitais visando a satisfação do usuário. É a combinação de organização, rotulação e esquemas de navegação dentro de sites e intranets. Nessa perspectiva, o Portal de Periódicos da UFMA foi analisado nesse estudo por meio de uma abordagem qualitativa, observando-se os elementos essenciais de sua página inicial e interface. O instrumento utilizado foi um checklist para a identificação dos componentes essenciais da AI: sistema de organização, sistema de navegação, sistema de rotulação e sistema de busca. Os resultados mostram que a maior parte dos elementos da AI estão contemplados neste ambiente. A avaliação mostrou pontos positivos de modo geral, apontando que o Portal apresenta uma estrutura simples, amigável, com informações claras e objetivas ao usuário. Não obstante, necessita que melhorias sejam implementadas como, por exemplo, a inclusão de um acesso mais direto ao portal de periódicos a partir da página inicial da Universidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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