AVALIAÇÃO DA LEITURA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autores

  • Silvana Mendes Sabino Soares
  • Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Resumo

A leitura, habilidade necessária à autonomia, possibilita acesso a suportes e gêneros textuais e pode garantir o exercício da cidadania. Assim, saber ler torna-se relevante para a vida e sua aprendizagem mais valorizada. Instituições educativas que acolhem crianças no início da vida escolar têm o desafio de proporcionar interação com textos escritos e promover a aprendizagem desse saber, sendo sua principal função, entretanto, isto constitui-se em grande fragilidade das escolas. A avaliação da aprendizagem, por sua vez, inerente ao processo de ensino, compõe, com o planejamento, o pilar central da ação docente, configurando-se numa forma de orientação das intervenções aos alunos. Este trabalho, apresenta concepções de avaliação da leitura de crianças de uma escola municipal de Fortaleza. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, com dados de natureza qualitativa colhidos por meio de entrevista semiestruturada, apoiada em roteiro específico. Os dados foram analisados à luz de teorias que referendam a leitura e a avaliação. Tais teorias concebem a leitura como uma atividade complexa e interativa que se dá pela construção de sentidos na interação entre texto, leitor e contexto. Já a avaliação da aprendizagem orienta professores e gestores à reorganização do fazer com vistas ao aprimoramento da prática. Os sujeitos investigados foram as crianças das turmas de infantil V e primeiro ano do Ensino Fundamental. A questão proposta que possibilitou investigar o que as crianças entendiam acerca da avaliação da leitura foi: como a professora faz para saber que você já sabe ler? Da indagação emergiram concepções distintas: para as crianças do Infantil V, não era clara a noção do que seja avaliar a leitura, e raros foram os relatos com hipóteses sobre o assunto. Já para as crianças do 1º ano, a avaliação da leitura era contínua na prática da professora, com ações de observar, perguntar, ouvir suas leituras,fazer testes,registrar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação