AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DURANTE A PRIMEIRA INFÂNCIA: ABORDAGEM POPULACIONAL NO CEARÁ

Autores

  • Maria Iara Socorro Martins
  • Sabrina Silva dos Santos
  • Hermano Alexandre Lima Rocha
  • Luciano Lima Correia

Resumo

INTRODUÇÃO: O Desenvolvimento Infantil (DI) compreende um processo complexo e multifacetado, que se encontra no ápice de sua evolução e resposta aos estímulos durante a primeira infância. Quatro domínios específicos se inter-relacionam na determinação do desenvolvimento da criança: físico, cognitivo, linguagem e socioemocional. OBJETIVO: Avaliar o desenvolvimento infantil no período da primeira infância em uma abordagem populacional no estado do Ceará. METODOLOGIA: Estudo de abordagem quantitativa, transversal e de base populacional com abrangência estadual. Utilizará uma parte dos dados da sexta edição da Pesquisa de Saúde Materno Infantil no Ceará (PESMIC) realizada em 2017 na região metropolitana de Fortaleza e demais regiões do estado do Ceará, que coloca em foco o DI pela aplicação do instrumento Ages and Stages Quetionnaires third edition (ASQ-3), com amostra inicial de 3.566 crianças com até 6 anos de idade. RESULTADOS: Foram avaliadas 3.470 crianças através do ASQ-3, revelando que 40,7% estão em risco de desenvolver algum atraso e 18,4% estão em atraso do DI. Considerando-se os domínios de comunicação, coordenação motora ampla e fina, resolução de problema e pessoal/social, observou-se que os itens de coordenação motora fina e pessoal/social, apresentaram maior frequência de risco (9,9% e 12,6%, respectivamente) e atraso (6,7% e 7%, respectivamente) para o DI. CONCLUSÃO: Observou-se um grande percentual de crianças em risco de atraso do desenvolvimento em determinados aspectos do DI, demonstrando com isso a importância de uma avaliação precoce, específica e que abranja todos os aspectos do desenvolvimento neuropsicomotor, a fim de um rastreamento mais eficaz e melhor direcionamento das intervenções. Agrademos ainda o incentivo e fomento da CAPES na execução desta pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação