CARTOGRAFIA DE INTER(IN)VENÇÃO DO GRAFFITI NO COTIDIANO DA PERIFERIA DE FORTALEZA

Autores

  • Tadeu Lucas de Lavor Filho
  • Luciana Lobo Miranda

Resumo

O presente trabalho trata de apresentar uma discussão fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento em Psicologia na Universidade Federal do Ceará e, traz como campo de investigação a articulação entre escola, graffiti e modos de subjetivação por meio de uma pesquisa-intervenção com método da cartografia na periferia da cidade de Fortaleza. Entende-se de forma geral por graffiti as produções de artes com estrutura estética de riscos, símbolos, imagens, letras, sobretudo a expressão espontânea que se queira registrar o contexto, a situação, a cena, o real e o pensável. Tais produções são apropriadas pelos jovens e passam a ser engendradas na cultura escolar em que sinalizam registros de liberdades, desejos e histórias de vidas. Nesse interstício, o graffiti engendra produção de subjetivação que podem tensionar o cotidiano escolar. O objetivo da pesquisa foi cartografar as intervenções e tensões que engendram as produções de graffiti com os jovens operacionalizadas em práticas dentro e fora no cotidiano escolar. O território de pesquisa que compõem o mapa cartográfico tem sido a periferia de Fortaleza, sobretudo uma escola pública de ensino médio. Os dispositivos teórico-metodológicos operados foram: observação-participante e conversas no cotidiano com uso do diário de campo, entrevista cartográfica e grupo de discussão. À guisa de conclusão, tensionamos no plano do cotidiano as experiências onde o graffiti tem sido operacionalizado em práticas educativas no território da periferia a favor de uma governamentalidade da juventude e do espaço escolar, onde tem produzido os modos de subjetivação juvenis. Por um lado, mapeamos o graffiti acionado na periferia como práticas educativas operadas por coletivos de grafiteiros e equipamentos de cultura-educação como é o caso do CCBJ e ações de movimentos como o Fórum de Escolas pela Paz do Grande Bom Jardim, e por outro lado na curricularização enquanto disciplina eletiva de ensino médio.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação