COMPARTILHAMENTO DE NOTÍCIAS EM SITES DE REDES SOCIAIS: UMA INVESTIGAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES DE USUÁRIOS BRASILEIROS

Autores

  • Ana Beatriz Leite de Souza
  • Diogenes Lycariao Barreto de Sousa

Resumo

As redes sociais são, na atualidade, responsáveis por grande parte do fluxo de notícias a nível global. Esse fluxo é potencializado por usuários comuns, que compartilham conteúdos noticiosos através de seus perfis pessoais. O compartilhamento de notícias em redes sociais tem sido, nas últimas duas décadas, tema de estudos de diversas áreas do conhecimento, que lançam compreensão acerca das motivações para o comportamento, perpassando razões relacionais e informacionais, além das características de conteúdo e plataforma que podem ajudar a predizer o processo de difusão. A pesquisa, entretanto, ainda é limitada no Brasil. O presente projeto de dissertação de Mestrado propõe uma investigação acerca das motivações de usuários, tomando como base a teoria dos usos e gratificações e levando em consideração aspectos contextuais do País. A partir da aplicação de questionários em usuários de redes sociais residentes em Fortaleza que têm o hábito de compartilhar notícias em redes sociais, a pesquisa buscará comparar os resultados com os achados da literatura internacional. O primeiro movimento, uma revisão de literatura, resultou em um panorama das pesquisas, nacionais e internacionais, acerca do tema, publicadas entre 2014 e 2019. Os resultados, em comparação com revisão de literatura de período anterior, indicam novas tendências nas perspectivas de pesquisa, como a investigação do comportamento independente de plataformas de redes sociais específicas e maior atenção a questões relativas aos usuários, como é o caso do estudo das motivações. Este panorama inicial servirá não só como suporte teórico para a dissertação, mas também para garantir o aspecto de comparação entre diferentes contextos culturais, sociais e políticos. O presente trabalho é realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação