COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DE TRABALHADORES: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HABILIDADES INFORMACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Carlos Robson Souza da Silva
  • Thiciane Mary Carvalho Teixeira
  • Jefferson Veras Nunes

Resumo

As mudanças culturais resultantes do desenvolvimento social e tecnológico relacionado à informação têm requerido dos indivíduos possuírem Competência em Informação para atuarem seja no dia-a-dia, na vida acadêmica ou no mundo do trabalho. Diante disso, questiona-se aqui: de que maneira as habilidades informacionais são inseridas no contexto da Educação Profissional como meio para a formação de futuros trabalhadores competentes em informação? Tem como objetivo geral investigar o papel da Competência em Informação na formação de estudantes no contexto da educação profissional. O referencial teórico aborda a história e o desenvolvimento da Competência em Informação e da Educação Profissional e os entrelaça apresentando padrões e modelos aplicáveis à formação de trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória em duas etapas principais: 1) pesquisa bibliográfica e documental; 2) Pesquisa de Campo. A pesquisa de campo foi realizada em três fases: 1) a Análise de Conteúdo do Projeto Pedagógico do Curso; 2) A aplicação e a análise do questionário destinado aos Docentes; e 3) A aplicação e análise do Questionário de Competência em Informação destinado aos discentes. Conclui-se que a inserção da Competência em Informação na Educação Profissional é essencial por discutir a formação de futuros trabalhadores que atuarão em um mundo do trabalho permeado por uma gama variada de informações e que é necessária a criação de modelos e padrões que facilitem a sua inserção, avaliação e o aprimoramento de práticas voltadas para o ensino de habilidades informacionais, tendo o trabalho como princípio educativo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação