COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE SERVIDORES E COLABORADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO USO DO SEI
Resumo
Trata do comportamento informacional dos usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que estão lotados na Coordenadoria de Administração e Patrimônio (CAP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Apresenta como questão norteadora: Como os servidores e colaboradores da CAP da UFC se comportam no processo de busca de informação disponibilizada no Sistema Eletrônico de Informações? Foi estabelecido como objetivo geral analisar o comportamento informacional dos usuários da Coordenadoria de Administração e Patrimônio da Universidade Federal do Ceará na busca de informações no ambiente do SEI à luz do Information Search Process (ISP) de Carol Khulthau. Objetivos específicos: Identificar as necessidades dos servidores e colaboradores que motivam a busca de informação; descrever o modo de busca da informação por meio do Information Search Process (ISP) criado por Carol Kuhlthau; e apontar as dificuldades dos servidores e colaboradores no uso do SEI. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza quanti-qualitativa, configurando um estudo de caso, cujo lócus de pesquisa foi a CAP, sendo os usuários do SEI considerado como amostra da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, cujo envio se deu via endereço eletrônico. A partir da Análise de Conteúdo constatou-se que as necessidades de informação dos usuários estão atreladas às atribuições do setor em que estes desenvolvem suas atividades e aos processos relacionados à vida funcional. O conteúdo dos documentos inseridos no SEI, impulsiona os usuários a usá-lo no processo de busca por informações. As etapas deste processo envolvem o início, a seleção, a exploração, a formulação, a coleta e a apresentação especificadas no ISP. Concluiu-se que os usuários do SEI possuem habilidades para utilização do sistema, no entanto, existem dificuldades no tocante a representação dos ícones, ao campo de pesquisa e às funções dos perfis disponibilizados aos colaboradores.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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