CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ASPECTOS DA AVALIAÇÃO DA IRREGULARIDADE LONGITUDINAL NAS OPERAÇÕES DE POUSO E DECOLAGEM

Autores

  • Elisa da Silva Sousa
  • Cecília Catarina Oliveira de Castro
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira

Resumo

A irregularidade longitudinal em pistas de pouso e decolagem é uma característica do pavimento que tem impacto na segurança das operações. Para a conservação dessas pistas e, assim evitar acidentes e incidentes relacionados a defeitos do pavimento, faz-se necessária a realização de avaliações funcionais que utilizem métodos compatíveis com o sistema aeronave-pavimento. Contudo, o que se tem feito no Brasil é a utilização de um índice, o International Roughness Index (IRI), para a avaliação de pistas aeroportuárias. Esse índice, desenvolvido para pavimentos rodoviários, não considera as elevadas velocidades desempenhadas pelas aeronaves, bem como irregularidades com grandes comprimentos de onda. Além disso, a medição do perfil longitudinal realizada por instrumentos, como perfilômetros inerciais, impedem uma avaliação de todos desvios que podem afetar a dinâmica das aeronaves. Outro índice foi desenvolvido para a utilização em pistas aeroportuárias, o Boeing Bump Index (BBI). Esse índice tem como princípio a identificação de eventos isolados ao longo da pista, sejam solavancos ou mergulhos, que podem causar danos às operações de pouso e decolagem. Mesmo esse índice, criado especialmente para aeroportos, não consegue avaliar adequadamente o impacto da irregularidade longitudinal no tráfego de aeronaves, tendo em vista que não considera a velocidade com que o veículo atinge os desvios verticais. Estudos têm mostrado, a partir de simulações computacionais, que tanto o IRI como o BBI possuem limitações que os impedem de avaliar adequadamente a irregularidade longitudinal em aeroportos. Sabendo disso, este trabalho obejtiva realizr um levantamento dos aspectos das operações de pouso e decolagem que devem ser considerados nas avaliações, tornando-as mais compatíveis com o sistema aeronave-pavimento, de modo a garantir atividades de gerência de pavimentos aeroportuários mais eficientes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação