CONTEXTO DE PRODUÇÃO DAS CONSIGNAS NA PARTE ESCRITA DO EXAME CELPE-BRAS

Autores

  • Tereza Raquel de Melo Lobo
  • Eulalia Vera Lucia Fraga Leurquin

Resumo

Este projeto de dissertação tematiza as condições de produção textual em consignas de produção escrita do exame ofertado pelo Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros/CELPE-BRAS, objetivando mostrar se houveram mudanças relativas à condução dos testes de produção escrita desse exame, desde sua primeira até a última prova. Avaliaremos se as consignas oferecem condições adequadas para que o candidato realize as produções textuais com ancoragem em situações de interação social e problematizamos a noção de proficiência escrita implícita na construção deste exame. Estudar uma língua estrangeira, possibilita ao aluno desenvolver as competências linguísticas ( oral,leitora,escrita e auditiva) daquela segunda língua e também se deparar com aprendizagem global da cultura dos falantes desta língua adicional, por este motivo as atividades sociais desenvolvidas em torno do aprendizado de uma língua estrangeira implica em abordagens mais profundas em torno do gêneros textuais, pois este são instrumentos de comunicação que possibilita as práticas linguageiras de qualquer comunidade linguística. A consigna, segundo Riestra (2008) possui duas funções simultâneas: função comunicativa (de instrução) e uma função teórico-cognitiva ( de semiotização, ações e operações mentais). A discussão filia-se à Linguística Aplicada, tomando como base a concepção dialógica da linguagem, bem com as implicações de vozes e de mundo objetivo, social, e subjetivo (BRONCKART,2012) ,com ênfase na abordagem sócio-histórica, a metodologia baseia-se na análise documental, em que são consideradas as edições exames do CELPE-BRAS de 1998/1, 2009/1 e 2019/1.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação