CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS EMANCIPADORAS NAS AULAS DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO PARA O ESCLARECIMENTO E A AUTONOMIA DOS ALUNOS.

Autores

  • JosÉ WandregesÍlio dos Santos Silva
  • Fatima Maria Nobre Lopes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca das contribuições das aulas de Filosofia no Ensino Médio para a aquisição do esclarecimento e da autonomia do aluno por meio de atividades educativas emancipadoras, tendo como referencial teórico a obra Educação e Emancipação do filosofo alemão Theodor Adorno. O ensinar Filosofia no ensino médio é uma prática educacional que tem como base o pensar filosófico, isso faz com que a Filosofia esteja presente no processo de emancipação humana e, ao mesmo tempo, possa contribuir com uma prática de ensino que esteja voltada para uma sociabilidade mais humana. Para Adorno, a escola tem como função principal promover a autonomia e o esclarecimento dos homens. É desse modo que o ensinar Filosofia numa concepção adorniana visa contribuir para a superação do estado de alienação do homem, haja vista que na concepção do supracitado filósofo pessoas emancipadas estarão mais preparadas para uma educação para a resistência. Esse papel de apreensão do pensar é fundamental no Ensino de Filosofia no Nível Médio, ou seja, trata-se de uma contribuição para que a educação seja uma mediação para a autonomia e esclarecimento do indivíduo. Essa é uma experiência de caráter formativo, contribuindo ainda para a humanização dos homens. Nessa perspectiva, uma das alternativas que surge diante das situações geradas de exploração do homem no contexto atual, é justamente a realização das atividades educativas emancipadoras. Em nossas considerações finais podemos afirmar que as aulas de Filosofia podem contribuir, no interior das escolas, para o esclarecimento e autonomia dos alunos, conscientizando-os por meio de ações participativas que possam ser executadas em sala de aula e no interior da escola. Para tanto, o professor de Filosofia deve utilizar metodologias que promovam o desenvolvimento das atividades educativas de cunho emancipador, tornando o ensino da Filosofia algo primordial no processo de formação humana.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação