DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA: AVALIAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA PSICOGENÉTICA DE ESTUDANTES DO 2 ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA
Resumo
A pesquisa em curso, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE – UFC), com fomento da CAPES, objetiva analisar os saberes-práticas docentes que favorecem o desenvolvimento escolar de estudantes em situação de dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita na rede municipal de ensino de Fortaleza. De natureza qualitativa e abordagem colaborativa, se desenvolve em duas etapas. A primeira delas consiste num levantamento de dados junto à Secretaria Municipal de Educação – SME, para obter o quantitativo de estudantes da rede de ensino de Fortaleza que apresentam dificuldades na aprendizagem; seguida da aplicação de um questionário online junto aos professores da rede de ensino que atuem nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). A segunda etapa do campo, consiste na imersão nas escolas para conhecer in loco a realidade desses estudantes e de seus professores, contando com entrevistas, observações participantes nas salas de aula, avaliações dos níveis de leitura e escrita dos estudantes e momentos de formação para construção de saberes-práticas inclusivas e de atenção a tais estudantes. Na etapa exploratória, realizamos as primeiras avaliações de leitura e escrita com estudantes do 2º ano do EF de uma escola da rede municipal de Fortaleza, onde evidenciou-se, preliminarmente, que as crianças nomeadas com dificuldades na leitura e na escrita, pela professora, são tão somente aquelas que apresentam um ritmo mais lento de aprendizagem e, portanto, estão construindo estratégias iniciais e importantes para adquirir fluência e domínio do Sistema de Escrita Alfabética. Evidenciou-se, ainda, que essas crianças demandam “níveis de ajuda” compatíveis com suas necessidades de aprendizagem no momento do processo em que se encontram. É preciso discutir mais aprofundamente tais dados que emergem dessa investigação com professores, gestores, sistemas de ensino e formadores.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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