DIVERSIDADE DE GÊNERO NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E A DIVULGAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA RELACIONADA A GÊNERO

Autores

  • Larissa Karoline Souza Silva
  • Manuel Salgueiro Rodrigues Junior
  • Marcelle Colares Oliveira

Resumo

A divulgação de informações é uma ferramenta que visa assegurar a transparência sobre as iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o desempenho referente às questões de gênero pela empresa. Sugere-se que a participação de mulheres possibilita um conselho de administração mais sensível às demandas de gênero. Frente a essas questões, a Teoria da Massa Crítica surge como alternativa singular para o suporte teórico do estudo, visto que afirma que é necessário ao menos três mulheres no conselho para influenciar a dinâmica do processo de tomada de decisão. Desta forma, o objetivo do estudo é analisar se o nível de divulgação de informações acerca de RSC relacionada a gênero é influenciado pela composição e quantidade de mulheres nos conselhos de administração das empresas à luz da Teoria da Massa Crítica. Para tanto, colheu-se dados de 2.199 organizações de 52 países que apresentam informações sobre RSC relativas a gênero e composição do conselho na base da Thomson Reuters, no período de 2010 a 2017. Realizou-se estatísticas descritivas, teste de diferença de médias e regressão com dados em painel. Como resultado, destaca-se a média de 7,31 para a divulgação de informações de gênero pelas empresas. Quanto ao percentual de mulheres, a média correspondeu a 13,97% de mulheres presentes no conselho. Além disso, cerca de 22% das observações apresentaram três ou mais mulheres nos conselhos, ou seja, detém massa crítica. Observou-se que, relativo à divulgação de gênero, as empresas pertencentes a países que possuem ou não legislação sobre cotas para mulheres nos conselhos, apresentam uma diferença de médias significante a 1%. Por fim, constatou-se que as variáveis massa crítica de mulheres, tamanho do conselho, tamanho da empresa e ROA apresentaram significância estatística. Assim, os achados inferem que a existência de massa crítica de mulheres no conselho influencia positivamente o nível de divulgação de informações sobre RSC relacionada a gênero nas empresas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação