DOR LOMBAR NA ADOLESCÊNCIA DENTRO DO CONTEXTO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
INTRODUÇÃO: A dor lombar (DL) está entre as primeiras causas de incapacidade em adolescentes. Por seu caráter multifatorial, é importante considerar fatores dominantes em uma abordagem biopsicossocial para diagnóstico e classificação que melhor orientem seu gerenciamento. OBJETIVOS: identificar os fatores investigados para DL em adolescentes no Brasil; classificá-los dentro dos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF); analisar sua interação nos domínios. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão integrativa nas bases Adolec Brasil; SciELO e PubMed, sem limite de data. Foram incluídos estudos brasileiros de delineamento observacional; língua inglesa e portuguesa; disponíveis integralmente; com adolescentes entre 10 e 19 anos com DL.Os fatores foram coletados e tabulados para classificação segundo os domínios da CIF. Depois, foi explorada a interação dos domínios em cada fator analisado. RESULTADOS: Foram encontrados dezessete estudos, publicados a partir de 2010, que avaliaram adolescentes brasileiros com DL. Dos 37 fatores detectados, os mais investigados foram: sexo, idade, ambiente escolar, prática de atividade física, uso de dispositivos eletrônicos e Índice de Massa Corporal. A classificação destes nos domínios da CIF indicou que todos os domínios foram pesquisados ao longo do tempo, exceto em 2010. ‘Fatores Pessoais’ foi o domínio mais avaliado nos estudos. Dentro dos fatores, houve interação nos domínios ‘Atividade e Participação’, ‘Fatores Ambientais’ e ‘Pessoais’, mas não em ‘Estrutura e Função do Corpo’. CONCLUSÃO: Foram detectados diferentes fatores classificáveis nos domínios da CIF para investigar DL em adolescentes. Aqueles com interação em distintos domínios facilitam o entendimento do modelo biopsicossocial para o gerenciamento desta condição. Investigações futuras devem englobar o uso de instrumentos válidos e multidimensionais para explorar o contexto da DL neste público em todas as dimensões.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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